MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
LED – Letras / Tecnologias De Edição
CEFET-MG

Vozes na pandemia

Última modificação: Segunda-feira, 19 de dezembro de 2022

Download AQUI

Este e-book faz ecoar vozes engendradas pela/na pandemia de Covid-19 e fomenta reflexões, a partir de diversas abordagens em Análise do Discurso (AD), sobre práticas sociodiscursivas do/no período (2020-2021). Acreditamos que as análises de discursos, cada uma a partir de seu viés teórico-metodológico, puderam contribuir para uma tentativa de interpretar a complexidade das relações entre discursos e condições de produção vivenciadas em nossa formação socioideológica, a partir do exame de diversos corpora e suportes e dos diversos estratos semióticos que estruturam a linguagem. A coletânea é composta por 20 capítulos, divididos em 4 eixos, que se imbricam e se complementam. O primeiro eixo Vozes da Ciência visa dar voz ao discurso da/sobre a Ciência, campo que tem assistido ao aumento de sua desvalorização e descrédito durante a pandemia. O segundo eixo Vozes da Educação e da Cultura aborda questões antigas, mas escancaradas no momento sócio-histórico que vivemos, como as imensas desigualdades sociais e a precarização do trabalho docente. No terceiro eixo, levantam-se as Vozes Políticas, algumas delas exacerbadas durante a pandemia e, por último, as Vozes (In)Visibilizadas, vozes de resistência.

.

.

.

Ficha técnica

Título: Vozes na pandemia 
Organizadores: Antônio Augusto Braighi, Cláudio Humberto Lessa e Luciana Aparecida Silva de Azeredo
Ano de publicação: 2022 | 1ª ed. 
ISBN: 978-65-87948-25-6
Páginas: 432

Sobre os organizadores

Antônio Augusto Braighi é professor vinculado ao Departamento de Linguagem e Tecnologia (DELTEC) do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). É doutor em Linguística do Texto e do Discurso (Estudos Linguísticos) pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, mestre em Estudos de Linguagens pelo CEFET-MG, Especialista em Imagens e Culturas Midiáticas pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG, graduado em Comunicação Social pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (Uni-BH) e tem licenciatura em Português pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Faz parte de grupos de pesquisa que têm a Análise do Discurso como principal frente, desenvolvendo estudos e trabalhos voltados para o exame do discurso de informação midiática, principalmente na televisão (telejornais) e junto a veículos de mídia independente. Atualmente, tem se dedicado ao estudo do uso das TICs para o combate à corrupção, empreendendo análise da relação destas tecnologias com o ativismo.

Cláudio Humberto Lessa tem graduação em Letras / Português e Inglês pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerai, mestrado e doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Tem se dedicado ao estudo do discurso político, das ideologias políticas e da argumentação. Desde o pós-doutorado, em 2011, tem desenvolvido pesquisa sobre a relação entre as representações sociais e a constituição de identidades em narrativas de si (de alunos da EJA, de políticos, de celebridades, entre outras). É professor do CEFET-MG, onde atua nos cursos técnicos, na Educação de Jovens e Adultos, no terceiro turno, no curso superior de Letras e na pós-graduação. Atualmente, coordena o grupo de pesquisas “Narrar-se CEFET-MG: estudos sobre narrativas de si em diversos corpora e suportes”.

Luciana Aparecida Silva de Azeredo é doutora em Educação, mestre em Linguística Aplicada e licenciada em Letras Português/Inglês e em Pedagogia. Foi pesquisadora visitante na University of Sheffield, na Inglaterra e é especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira. Realizou estágio pós-doutoral no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), onde atua como professora e pesquisadora no Departamento de Linguagem e Tecnologia (DELTEC) e no Programa de Pós-graduação em Educação Tecnológica (PPGET). É líder do Grupo de Estudos Discurso e Subjetividade na Educação Profissional e Tecnológica (GEDS-EPT); coordenadora do Programa de Extensão “Português como Língua Estrangeira” (2020-2024) e do Projeto de Extensão “English Club”.