MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
LED – Letras / Tecnologias De Edição
CEFET-MG

Leonor de Mendonça

Última modificação: Quinta-feira, 2 de dezembro de 2021
Download gratuito AQUI.

Leonor de Mendonça, escrito por Gonçalves Dias, nos permite fazer uma reflexão sobre o teatro romântico no Brasil e a evolução das conquistas femininas ao longo do tempo. A peça, dividida em três atos, evidencia a permanência de elementos clássicos e neoclássicos na composição de um drama romântico com enredo trágico e conteúdo crítico. A partir da história da duquesa de Bragança e seu triângulo amoroso, a obra questiona os costumes sociais da época em que se passa a trama, da sua própria época e do mundo atual. Este volume faz parte da série E-Leituras, coordenada pelo professor Rogério Barbosa, que reúne fragmentos ou textos completos, especialmente da literatura brasileira, fornecendo aos leitores as ferramentas necessárias para a apreciação das obras. 

“O contemporâneo precisa do passado, porque se molda às conclusões do que veio anteriormente. Desta forma, se dão as cíclicas fases da moda, dos movimentos, das poesias, das literaturas e das formas de ser. Não podemos contemplar o pós-moderno sem o romântico.” (extraído do Prefácio)

_

_

Ficha técnica
Título: Leonor de Mendonça
Autor: Gonçalves Dias
Coordenador: Rogério Barbosa da Silva
Organizadores: Amanda G. Martins, Ana C. Félix, Ana P. M. Pinta, Bruna M. Duarte, Camila M. V. Teodoro, Gabriela L. S. Miranda, Luana L. de Sá, Marina P. A. L de Araújo, Sofia L. Drumond
ISBN: 978-65-87948-10-2
Coleção: E-Leituras
Ano de publicação: 2021 | 1ª ed.
Páginas: 172

Sobre o coordenador
Rogério Barbosa da Silva é professor do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Atua no mestrado em Estudos de Linguagens e na graduação em Letras da Instituição. Possui graduação em Letras, mestrado em Estudos Literários – Literatura Brasileira e doutorado em Estudos Literários – Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Tem interesse pelas interfaces entre literatura, tecnologia e hipermídia, poesia brasileira e portuguesa contemporâneas, visualidade e experimentalismos poéticos. Coeditou a revista ATO (de Belo Horizonte) e o Jornal Literário DEZFACES.