MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
LED – Letras / Tecnologias De Edição
CEFET-MG

Carta aos-às jovens aspirantes a escritores-as

Última modificação: Terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

Download gratuito AQUI.

Carta aos/às jovens aspirantes a escritores/as foi escrito por Rosângela Vieira Rocha e é direcionado aos escritores iniciantes, que têm dúvidas sobre os processos que envolvem a escrita, a publicação e a divulgação de um livro. Por meio de uma linguagem fluida e descontraída, que aproxima o leitor da obra, a autora fornece dicas para auxiliar na construção de uma história, obtidas a partir de sua experiência pessoal. Reforça também a importância da revisão, da leitura crítica, e explica os diversos meios para a publicação de um original. Além disso, a obra enfatiza a importância dos leitores para o sucesso dos escritores e desmistifica a realidade do mercado literário na contemporaneidade. 

“A ideia de escrever este texto nasceu de visitas a escolas públicas e particulares de diversas regiões do país, especialmente no entorno do DF e nos estados de Goiás e Minas Gerais. Como escrevo também livros infantojuvenis, converso com crianças e jovens de todas as faixas etárias – principalmente a partir dos oito anos – e observei que algumas questões são recorrentes nesses encontros. Por isso, resolvi agrupá-las e discuti-las, a fim de oferecer minha contribuição a um público maior.” (Rosângela Vieira Rocha). 

Ficha técnica

Título: Carta aos/às jovens aspirantes a escritores/as
Autora: Rosângela Vieira Rocha 
Ano de publicação: 2020 | 1ª ed. 
Páginas: 26

Sobre a autora Rosângela Vieira Rocha é mineira de Inhapim. Possui graduação em Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) e em Direito pela Faculdade Católica de Salvador. É também mestre em Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Em 1990 publicou o seu primeiro livro, Véspera de lua, primeiro lugar no Prêmio Nacional de Literatura Editora UFMG. Lançou ainda os livros Pupilas ovais, A festa de Tati, O indizível sentido do amor, Nenhum espelho reflete seu rosto, dentre outros. Além disso, é colunista de revistas de cultura, como a digital Germina, e participou de várias comissões de concursos e prêmios literários.