MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
LED – Letras / Tecnologias De Edição
CEFET-MG

Cartas que o Papai Noel não leu

Última modificação: Quinta-feira, 2 de dezembro de 2021
Download gratuito AQUI.

A cada ano, os Correios e Telégrafos de Belo Horizonte e da região metropolitana recebem milhares de cartas endereçadas ao Papai Noel, e uma parte delas é encaminhada a um programa de distribuição de presentes. Este livro traz uma seleção das cartas que não atenderam aos critérios do programa e, portanto, não tiveram seus desejos atendidos. Esses documentos, aqui reproduzidos em versão facsimilar e transcrita, constituem um rico corpus de análise linguística. Além disso, fornecem um retrato pungente das aspirações e necessidades de grande parte da população brasileira.


“Já se disse que um livro, um texto são como cartas que enviamos aos amigos, a alguém a quem queremos dizer ou comprovar algo, ou ainda, alertar ou convencer de algo. Este Cartas que o Papai Noel não leu não é diferente. Esse amigo a quem nos dirigimos num livro é imaginado, idealizado; é alguém que, por suposição, será beneficiado com sua leitura. Mas nosso livro é, particularmente, especial em relação ao que acabamos de dizer. Ele próprio é composto de cartas. O leitor já terá percebido o duplo sentido que queremos realçar, ou seja, um livro, visto como uma carta, cujo conteúdo são também cartas.” (Lorenzo Vitral)

Quer saber mais? Assista AQUI à live de lançamento.

Sobre os organizadores

Lorenzo Vitral é professor titular de Linguística na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É graduado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), mestre em Estudos Linguísticos pela UFMG e doutor em Ciências da Linguagem pela Universidade Paris VIII. Realizou estágios de  pós-doutorado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e na Universidade Paris VII. É autor da Gramática Inteligente do Português do Brasil (Editora Contexto, 2017).

Juliana Moreira é professora no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), onde atua na Educação Profissional Técnica de Nível Médio e no Bacharelado em Letras (Tecnologias de Edição). Cursou Letras na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e realizou mestrado e doutorado em estudos linguísticos na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde, atualmente, realiza estágio pós-doutoral. Além de pesquisar temas de Linguística, tem grande interesse por estudos editoriais e sociais.