Cinema: devir e reconhecimento
Última modificação: Sexta-feira, 13 de setembro de 2024

O livro “Cinema: devir e reconhecimento” contempla catorze 14 artigos organizados sob a forma de ensaios e elaborados através de uma perspectiva multidisciplinar (Antropologia, Cinema, Comunicação Social, Filosofia, História e Sociologia) com o objetivo de oferecer ao leitor reflexões críticas à produção audiovisual contemporânea. Ao ultrapassar mais de um século de produções e se universalizar, o cinema, apesar de caracterizar-se como campo autônomo, na definição clássica de Pierre Bourdieu, sempre suscitou a contribuição interpretativa dos demais campos do saber devido a sua natureza peculiar de voltar-se a representações multifacetadas do real.
Ficha técnica
Título: Cinema: devir e reconhecimento
Organizadores: Cardes Amâncio, Paulo Heméritas e Wagner Moreira
Ano de publicação: 2024 | 1ª ed.
ISBN: 978-65-87948-40-9
Páginas: 285
Sobre os organizadores
Cardes Amâncio é doutor em Estudos de Linguagens pelo CEFET-MG com a tese Biopolítica, cinema e a construção do devir-afropindorâmico . Coordenador do Cinecipó – Festival do Filme Insurgente, que em 2023 completa 11 edições, realizado em Belo Horizonte e na Serra do Cipó. Coordenador do projeto Cinema dos Quilombos, que ministra oficinas audiovisuais nos territórios e promove a Mostra Cinema dos Quilombos (www.cinemadosquilombos.com.br), em parceria com a Associação Quilombola Marques. Integrante do Espaço Comum Luiz Estrela, ocupação cultural de um casarão público que estava abandonado, organizado por autogestão em núcleos, entre eles o Núcleo Audiovisual que organiza sessões de filmes e cuida do acervo imagético da ocupação.
Paulo Heméritas é articulador pedagógico da Seeduc RJ (Secretaria Estadual de Educação). Doutor em Sociologia Política e Mestre em Cognição e Linguagem. Atua no Cine Cipó (Festival do Filme Insurgente) desde sua primeira edição.
Wagner Moreira é doutor (2005) e Mestre (1994) em Literaturas de Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Realizou Pós-Doutorado na Faculdade de Letras da UFMG, em 2009. É professor do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), onde atua como membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (Posling), filiado às Linhas de Pesquisas Edição, Linguagem e Tecnologia; e Literatura, Cultura e Tecnologia. Também atua como professor no Curso de Letras, com ênfase em Tecnologias de Edição; e no Ensino Técnico- Integrado. Coordena o grupo EPEJA – Estudos de Poéticas, Edições, Jogos e Artes. É editor da Vinco: Revista de Estudos de Edição (ISSN 2764-2798). Têm vários livros de poesia publica- dos, dentre eles, terralegria (Impressões de Minas, 2020), rumor de pétala (Edições Alma de Gato, 2017) e solos (Editora Scriptum, 2015).