MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
LED – Letras / Tecnologias De Edição
CEFET-MG

Elas editam

Última modificação: Segunda-feira, 9 de setembro de 2024
Download gratuito AQUI.

Elas editam é um ensaio originado da palestra proferida presencialmente como Aula Inaugural do bacharelado em Letras do CEFET-MG, em 12 de setembro de 2023, nos miniauditórios do campus Nova Suíça, em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, com os apoios do CEFET-MG e da Capes. Na obra, a professora colombiana Paula Andrea Marín Colorado faz um panorama do percurso histórico de editoras independentes fundadas por mulheres na Colômbia e lista quatro gerações de editoras no país, discutindo a relevância, o papel e o lugar da  mulher na edição.

Ficha técnica
Título:
Elas editam: História editorial e arquivos vivos na Colômbia
Autor:
Paula Andrea Marín Colorado
Tradutoras:
Ana Elisa Ribeiro e Jorgelina Tallei
Ano de publicação:
2024 | 1ª ed.
ISBN:
978-65-87948-51-5
Páginas:
26

Sobre a autora
Paula Andrea Marín Colorado
é professora da Universidade de Antioquia, em Medelín, Colombia. É doutora em literatura. Autora dos livros Acercamiento a la novela colombiana de los setenta, La nueva novela colombiana de Evelio Rosero, Tomás González y Antonio Ungar, Novela, autonomía literaria y profesionalización del escritor en Colombia, Un momento en la historia de la edición y de la lectura en Colombia e Del amor como viaje. É também uma das organizadoras dos livros Lectores, editores y cultura impresa en Colombia (2018), Ellas editan (2019, ganhador do Prêmio Julio González Gómez da Secretaria de Cultura de Bogotá), La edición del cuento en Colombia en el siglo XX (2022), Oficio: libros (2023) e Aferrarse al mundo. Historias de lectoras, lectores y sus bibliotecas (2023). Esteve no CEFET-MG em 2023 para ministrar o minicurso “Estudios editoriales: objetos y métodos de investigación”, a convite do Posling. Na ocasião, também proferiu a aula inaugural do bacharelado em Letras.


Sobre as tradutoras
Ana Elisa Ribeiro
é professora titular do Departamento de Linguagem e Tecnologia do CEFET-MG, onde atua no bacharelado em Letras e no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens, além do ensino médio. É doutora e mestre em Estudos Linguísticos, licenciada e bacharel em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É pesquisadora da Fapemig e do CNPq nos temas do livro e da edição. Entre outros, publicou os ensaios Subnarradas: mulheres que editam (Zazie, 2020) e Como nasce uma editora (Entretantas, 2023; UAM, 2024). 

Jorgelina Tallei
é professora da Universidade Federal da Integração Latinoamericana (Unila), em Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. É doutora em Educação pela UFMG. É autora dos livros infantis A língua de todos e a língua de cada um, Poemaria da fronteira e Amenina que falava portunhol. Realiza o pós-doutorado no CEFET-MG, na linha de estudos de edição, linguagem e tecnologia. É argentina e vive no Brasil há mais de vinte anos.