Notícias falsas
Última modificação: Segunda-feira, 9 de setembro de 2024

Na política brasileira, as fake news já circulavam muito antes das redes sociais digitais. Neste ensaio, Petrilson Pinheiro ilustra fatos históricos do século XX que foram estremecidos pela divulgação de notícias falsas nas mídias impressas. O ensaio é resultado da conferência proferida por Pinheiro no Seminário de Linguagem e Tecnologia (SELITE) do Centro de Humanidades da Universidade Federal do Ceará (UFC), em dezembro de 2022. O tema do evento foi “(Des)ordem informacional nas redes sociais: do discurso de ódio à liberdade de expressão”.
Ficha técnica:
Título: Notícias falsas –Repensando as fake news nas redes sociais digitais a partir de notícias falsas impressas sobre política brasileira (séc. XX)
Autor: Petrilson Pinheiro
Ano de publicação: 2024 | 1ª ed.
ISBN: 978-65-87948-50-8
Páginas: 26
Sobre o autor:
Petrilson Pinheiro é professor e atual diretor do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atua no Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada dessa universidade, nas áreas de Linguagem, Educação e Sociedade. É coordenador do Grupo de Pesquisa “Multiletramentos na escola por meio da hipermídia” (CNPq), que envolve estudantes de graduação, mestrado, doutorado e pesquisadores de diferentes universidades. Suas pesquisas mais recentes são sobre ensino/aprendizagem de língua materna por meio do uso de tecnologias digitais da informação e da comunicação; interface entre letramentos escolares e não-escolares em ambientes hipermidiáticos; novos multiletramentos e formação de professores; produção textual e ética na internet.