LED – Letras / Tecnologias De Edição
CEFET-MG

Livros

Cinema: afetos e territórios

2021, 211p.

SOBRE O LIVRO --

O livro Cinema: afetos e territórios é o segundo volume editado no âmbito da parceria estabelecida entre o Cinecipó, o Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens e o Curso de Letras – Tecnologias de Edição do CEFET-MG.  Essa publicação volta-se para o pensamento cinematográfico, com artigos que refletem sobre uma seleção de escritos relativos ao período de 2018 a meados de 2020, escritos estes que visam contribuir para a consolidação da fortuna crítica do filme de cinema sob o viés insurgente.

FICHA TÉCNICA --

FormatoPDF
Data de publicação2021
Número de páginas211
ISBN978-65-87948-14-0
Coordenação editorialWagner Moreira e Marsília Oliveira
P. gráfico e diagramaçãoMário Vinícius e Larissa Rezende (estagiária)
CapaMário Vinícius e Larissa Rezende (estagiária)
RevisãoCarla Naiara Gobb Teixeira e Wemerson Felipe Gomes

SOBRE OS ORGANIZADORES / AUTORES --

Wagner Moreira é doutor (2005) e mestre (1994) em Literaturas de Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Realizou Pós-Doutorado na Faculdade de Letras da UFMG, em 2009. É professor do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG), onde atua como membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (Posling), filiado às Linhas de Pesquisas Edição, Linguagem e Tecnologia; e Literatura, Cultura e Tecnologia. Também atua como professor no Curso de Letras, com ênfase em Tecnologias de Edição; e no Ensino Técnico- Integrado. Coordena o grupo EPEJA – Estudos de Poéticas, Edições, Jogos e Artes. É editor da Vinco: Revista de Estudos de Edição (ISSN 2764-2798). Têm vários livros de poesia publica- dos, dentre eles, terralegria (Impressões de Minas, 2020), rumor de pétala (Edições Alma de Gato, 2017) e solos (Editora Scriptum, 2015).

Wagner Moreira

Paulo Heméritas é articulador pedagógico da Seeduc RJ (Secretaria Estadual de Educação). Doutor em Sociologia Política e Mestre em Cognição e Linguagem. Atua no Cine Cipó (Festival do Filme Insurgente) desde sua primeira edição.

Paulo Heméritas

Cardes Amâncio é doutor em Estudos de Linguagens pelo Cefet-MG com a tese Biopolítica, cinema e a construção do devir-afropindorâmico . Coordenador do Cinecipó – Festival do Filme Insurgente, que em 2023 completa 11 edições, realizado em Belo Horizonte e na Serra do Cipó. Coordenador do projeto Cinema dos Quilombos, que ministra oficinas audiovisuais nos territórios e promove a Mostra Cinema dos Quilombos (www.cinemadosquilombos.com.br), em parceria com a Associação Quilombola Marques. Integrante do Espaço Comum Luiz Estrela, ocupação cultural de um casarão público que estava abandonado, organizado por autogestão em núcleos, entre eles o Núcleo Audiovisual que organiza sessões de filmes e cuida do acervo imagético da ocupação.

Cardes Amâncio

OUTROS LIVROS DE Estudos Literários --