LED – Letras / Tecnologias De Edição
CEFET-MG

Livros

Vozes na pandemia

2022, 432p.

SOBRE O LIVRO --

Este e-book faz ecoar vozes engendradas pela/na pandemia de Covid-19 e fomenta reflexões, a partir de diversas abordagens em Análise do Discurso (AD), sobre práticas sociodiscursivas do/no período (2020-2021). Acreditamos que as análises de discursos, cada uma a partir de seu viés teórico-metodológico, puderam contribuir para uma tentativa de interpretar a complexidade das relações entre discursos e condições de produção vivenciadas em nossa formação socioideológica, a partir do exame de diversos corpora e suportes e dos diversos estratos semióticos que estruturam a linguagem. A coletânea é composta por 20 capítulos, divididos em 4 eixos, que se imbricam e se complementam. O primeiro eixo Vozes da Ciência visa dar voz ao discurso da/sobre a Ciência, campo que tem assistido ao aumento de sua desvalorização e descrédito durante a pandemia. O segundo eixo Vozes da Educação e da Cultura aborda questões antigas, mas escancaradas no momento sócio-histórico que vivemos, como as imensas desigualdades sociais e a precarização do trabalho docente. No terceiro eixo, levantam-se as Vozes Políticas, algumas delas exacerbadas durante a pandemia e, por último, as Vozes (In)Visibilizadas, vozes de resistência.

FICHA TÉCNICA --

FormatoPDF
Data de publicação2022
Número de páginas432
ISBN978-65-87948-25-6
Supervisão editorialElaine Amélia Martins e José de Souza Muniz Jr
Preparação de textoDiogo Frank Souza Moreira, Eric Fellipe Pereira Lima, Felipe Aloisio Oliveira, Gustavo Batista Dias, Isabelle Teotonio Campos, Johnata Marlon Pinheiro da Silva, Julia Ferraz Araujo, Julia Stephanie, Antonio Lucas Rafael Assis de Melo, Marcelo de Almeida Pereira Junior, Mariane Sousa Oliveira, Pedro Henrique Meireles Pereira, Rosângela Maria da Silva e Vinicius Amaral Fernandes
P. gráfico e diagramaçãoLetícia Santana Gomes
CapaLetícia Santana Gomes
RevisãoGbènoukpo Gérard Nouatin, Denise de Souza Assis e Mateus Esteves de Oliveira

SOBRE OS ORGANIZADORES / AUTORES --

Antônio Augusto Braighi Professor vinculado ao Departamento de Linguagem e Tecnologia (DELTEC) do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG). É doutor em Linguística do Texto e do Discurso (Estudos Linguísticos) pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, mestre em Estudos de Linguagens pelo Cefet-MG, Especialista em Imagens e Culturas Midiáticas pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG, graduado em Comunicação Social pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (Uni-BH) e tem licenciatura em Português pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Faz parte de grupos de pesquisa que têm a Análise do Discurso como principal frente, desenvolvendo estudos e trabalhos voltados para o exame do discurso de informação midiática, principalmente na televisão (telejornais) e junto a veículos de mídia independente. Atualmente, tem se dedicado ao estudo do uso das TICs para o combate à corrupção, empreendendo análise da relação destas tecnologias com o ativismo.

Antônio Augusto Braighi

Luciana Aparecida Silva de Azeredo Doutora em Educação, Mestre em Linguística Aplicada, Licenciada em Letras Português/Inglês e em Pedagogia. Foi pesquisadora visitante na University of Sheffield (Inglaterra/2017) e participou do Programa de Desenvolvimento Profissional de Professores de Língua Inglesa na University of North Carolina Charlotte (edital CAPES 27/2024). É especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira e realizou estágio Pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Desde 2018, é servidora efetiva no CEFET-MG em Belo Horizonte, onde atua como professora e pesquisadora no Departamento de Linguagem e Tecnologia (DELTEC) e no Programa de Pós-graduação em Educação Tecnológica (PPGET). Realiza e orienta pesquisas na perspectiva pós-crítica, especificamente a partir dos estudos discursivos foucaultianos. É líder do Grupo de Estudos Discurso e Subjetividade na Educação Profissional e Tecnológica (GEDS-EPT) e coordenadora da Rede Mineira de Pesquisa em Educação (RMPE). Participa do Observatório de Políticas Públicas (UTFPR) e Grupo de Estudos Foucaultianos e Educação (Universidade São Francisco - SP). Desde 1993, atua no ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, tendo lecionado na graduação e na pós-graduação em instituições do Vale do Paraíba Paulista, como FATEC, UNITAU, UNISAL e UNIFUNVIC e em escolas de idiomas como Cultura Inglesa, Yázigi e Wizard.

Luciana Aparecida Silva de Azeredo

Cláudio Humberto Lessa tem graduação em Letras / Português e Inglês pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerai, mestrado e doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Tem se dedicado ao estudo do discurso político, das ideologias políticas e da argumentação. Desde o pós-doutorado, em 2011, tem desenvolvido pesquisa sobre a relação entre as representações sociais e a constituição de identidades em narrativas de si (de alunos da EJA, de políticos, de celebridades, entre outras). É professor do CEFET-MG, onde atua nos cursos técnicos, na Educação de Jovens e Adultos, no terceiro turno, no curso superior de Letras e na pós-graduação. Atualmente, coordena o grupo de pesquisas “Narrar-se CEFET-MG: estudos sobre narrativas de si em diversos corpora e suportes”.

Cláudio Humberto Lessa

OUTROS LIVROS DE Estudos de Linguagem --