Quatro estudantes do curso de Letras: Tecnologias de Edição foram selecionadas para apoiar os diversos processos de planejamento e produção editorial da Editora-laboratório (LED), entre os meses de outubro de 2025 e janeiro de 2026. Revisão de textos, produção de podcasts, design gráfico, redação de notícias e roteiros são algumas das tarefas a serem executadas pela nova equipe de monitoras nesse período.
As quatro alunas da equipe são supervisionadas pelas professoras Elaine Martins e Ana Elisa Ribeiro, coordenadora e vice-coordenadora da LED, pela professora visitante Glaura Vale e pela técnica de laboratório Izabella Farace. A monitora Flávia Lobato está no 1º período do curso, já trabalhou na Editora da PUC Minas e tem experiência em design de e-books. “Queria continuar investindo tempo e conhecimento na minha carreira acadêmica e profissional. E tenho aprendido com as vivências de um laboratório dinâmico, em que o trabalho extratextual, a organização dos projetos e as prospecções estão me estimulando para outros campos também”, afirma a bolsista.
As outras três monitoras são voluntárias. Para Joyce Andrade, aluna do 2º período de Letras, a experiência na monitoria tem sido desafiadora: “Estou empolgada, porque sou desafiada a ser criativa o tempo todo para trabalhar no mercado editorial”. Ela e Victoria Luyza estão responsáveis por colocar no ar o LedCast. “É minha primeira experiência com criação de roteiro para podcast e tem sido enriquecedor para meu currículo”, afirma a estudante do 4º período. Sua colega de turma, Patrícia Honório, está responsável pela revisão de textos de publicações. “O convívio com as colegas e professoras tem me auxiliado a crescer como profissional”, reflete.
Na opinião da professora Glaura Vale, a participação em diferentes processos editoriais é uma oportunidade para estudantes colocarem em prática o que aprendem na área de Estudos de Edição do curso. “É fundamental o engajamento dos estudantes nas atividades oferecidas pelo laboratório; assim é possível compreender as etapas de produção editorial e melhorar seu desempenho profissional”, assegura.
Alunas e alunos interessados em participar da monitoria devem ficar atentos aos processos seletivos. Os editais são divulgados nos sites e canais do curso de Letras, do Departamento de Linguagem e Tecnologia e da Editora-laboratório. A próxima seleção deve acontecer no primeiro semestre de 2026.